7Letras

Citati

John Lorezje citiraoprije 21 dan
Em que pesem as evidentes divergências e variações de abordagem, os pontos de vista guiados por tal perspectiva, como bem apontou Goldman (2017a, p. 15), “parecem ter em comum o fato de adotarem uma concepção da diversidade que supõe que o destino inelutável de qualquer agenciamento entre diferenças seja a homogeneidade, quer essa se manifeste por depuração e purificação, quer por mistura e fusão”.
John Lorezje citiraoprije 21 dan
afirma Goldman acerca da noção de contramestiçagem: “Contra, aqui, deve certamente ser compreendido no sentido clastriano de uma recusa ativa do Um e de uma afirmação das multiplicidades. (…) a questão que se coloca é quais seriam e como funcionam as máquinas de guerra afroindígenas mobilizadas para conjurar a mestiçagem e o sincretismo enquanto figuras da unificação estatal?” (2017a, p. 25). Como se vê, a contracolonização concebe as reações às violências de atualização colonial, mas compreende também uma afirmação dos modos de vida que estabelecem relações outras com a natureza, o território, outros povos, as coletividades, tal como praticados pelos povos originários das Américas e aqueles violentamente trazidos da África.
John Lorezje citiraoprije 21 dan
Cada um desses modos de relação implica diferentes dinâmicas de saber. O saber sintético, atinente a um modo colonizador, é atravessado pela cosmofobia, o medo do cosmo, com uma consequente desconexão com o mundo, uma experiência de fragmentação e isolamento que, via de regra, busca estabelecer relações de propriedade com o conhecimento, a natureza, o território, o trabalho.
fb2epub
Povucite i ispustite datoteke (ne više od 5 odjednom)